Home»Esportes Americanos»RETA FINAL DA NFL – QUEM LEVA A MELHOR NOS PLAYOFFS?

RETA FINAL DA NFL – QUEM LEVA A MELHOR NOS PLAYOFFS?

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Agora vamos ver quem tem mais garrafa vazia para vender na NFL! A temporada regular acabou e é com um misto de alegria – pela chegada da fase mais empolgante da temporada – e tristeza, por saber que faltam poucas semanas para seu fim. Mas como a data é importante, resolvemos fazer uma análise da temporada regular e dos playoffs, numa parceria minha com outro editor aqui do blog, Círio César.

A temporada regular de 2016 reservou muitas surpresas e para a grande maioria delas ninguém estava preparado. A primeira, e talvez a maior delas, foi a ausência nos playoffs dos dois últimos participantes do Superbowl. Na opinião de Círio, o Denver Broncos, atual campeão, não conquistou a vaga por dois motivos: “o primeiro foi a falta de poder ofensivo, já que com a aposentadoria da lenda Peyton Manning o calouro Trevor Simmem não convenceu. O outro motivo é o renascimento do Oakland Raiders, que ao lado do sólido Kansas City Chiefs, conquistou uma vaga nos Playoffs pela primeira vez desde 2002”. Já o Carolina Panthers, atual vice campeão e que chegou a dar show em muitos momentos na temporada passada, foi de mal a pior, não conseguindo nem ao menos brigar por uma vaga.

De campeões ao fracasso na temporada regular. Esse foi o Denver Broncos. FOTO: NFL
De campeões ao fracasso na temporada regular. Esse foi o Denver Broncos. FOTO: NFL

Falando dos Raiders, o sucesso da equipe passou muito pela ótima temporada do seu quaterback, Derek Carr, aliada a uma defesa sólida, tendo como principal nome o Linebacker Kalil Mack, líder em sacks na temporada. Mas como tudo nem sempre sorri para os Raiders, a contusão de Carr e de seu reserva MacGloin, podem fazer com que a temporada termine com gostinho de frustração.

Outra grande surpresa veio de Dallas. Quando Tony Tomo, QB e líder da franquia se contundiu na pré temporada, muitos já diziam que os Cowboys deveriam se concentrar no próximo draft. Erramos rude! Erramos feio! Dak prescott, QB calouro, jogou como veterano e ao lado de Ezequiel Elliot, Rubning Back calouro, liderou o time a ima Campania de 14-2 e o primeiro Lugar na NFC.

Sem Romo, os Cowboys viram Prescott brilhar. FOOT: NFL
Sem Romo, os Cowboys viram Prescott brilhar. FOOT: NFL

Outra equipe que surpreendeu foi o Miami Dolphins, que conseguiu retornar aos Playoffs apos anos de ausência. Os golfinhos da Flórida contaram com um jogo terrestre consistente e com uma boa temporada de Ryan Tanehill, quaterback que conseguiu se apresentar muito bem ate a sua contusão. Agora, com o ataque comandado por Matt Moore, os Dolphins tentarão fazer algum barulho na pós temporada.

Por falar em surpresa, o Minnesota Vikings foi uma grata surpresa no começo da temporada, com atuações sensacionais de Kirk Cousins. Foi uma das últimas equipes a perder a invencibilidade, mas de repente, desandou e acabou fora dos playoffs. Na última rodada, precisando apenas vencer o já classificado Giants, conseguiu ficar de fora.

Mesmo com tantas surpresas, ninguém faz mais estardalhaço que o Green Bay Packers, comandado por Aaron Rodgers e seus cabeças de queijo. Apos estar com uma campanha de 4-6, Rodgers veio a imprensa e profetizou: “Acho que podemos vencer as ultimas 5 partidas”. Adivinhem? Eles venceram e ficaram em primeiro na NFC Norte. O que esperar dos Packers agora? Oh boy! Vai ser difícil bate-los daqui pra frente.

A arrancada formidável dos Packers na reta final. FOTO: NFL
A arrancada formidável dos Packers na reta final. FOTO: NFL

O que não foi diferente foi o desastre que foi, é e, ao que parece, continuará sendo o Cleveland Browns. Se não fosse a vitória na semana do Natal, o time fecharia a temporada sem nenhuma vitória. E lógico, os Pats, que mesmo sem Brady por quatro rodadas e perdendo Gronkowski, varreram a AFC leste e terminaram com a melhor campanha geral.

O milagre de Natal dos Browns. FOTO: NFL
O milagre de Natal dos Browns. FOTO: NFL

Para encerrar uma menção honrosa a temporada de Drew Brees, que fez uma temporada incrível. Pulverizou mais recordes e, pela quinta temporada na carreira, lançou para mais de 5 mil jardas, feito que só foi alcançando por mais quatro QBs – nunca por mais de uma vez. Caso não estivesse jogando sozinho nos Saints, poderia levar a equipe aos playoffs.

QUEM VAI SER O MVP?

Aqui é briga de cachorro grande. E como quase sempre, Tom Brady está na briga. Ele ficou fora dos quatro primeiros jogos da temporada e voltou com tudodemolindo. Sofreu apenas duas interceptações e lançou para 28 touchdowns em 12 partidas, a melhor proporção da história da NFL. O Brady Boy ainda chegou a 204 vitórias na carreira, se isolando como QB mais vencedor de todos os tempos.

Tom Brady fazendo história aos 28 anos. FOTO: NFL
Tom Brady fazendo história aos 28 anos. FOTO: NFL

Aaron Rogers também está nessa briga. Depois de comandar os Packers na arrancada final para a quase impossível classificação, o quarterback liderou a NFL em passes para touchdowns, com 40, ainda garantiu o título da Divisão Norte da NFC. Ele se junta a outro QB, Matt Ryan, do Atlanta Falcons. Aos gritos de MVP, ele terminou a temporada regular com segunda maior marca em total de jardas lançadas (4.994) e também em passes para touchdowns (38). Interceptado apenas sete vezes, garantiu a segunda melhor campanha da NFC para os Falcons, com 11-5.

Com a campanha maíuscula que fez, o Dallas Cowboys credenciou dois de seu elenco entre os favoritos. E dois calouros! O RB Ezekiel Elliot lidera a NFL em jardas corridas, com 1.631, e ainda tem 16 touchdowns. Ao lado do QB, Dak Prescott, ajudou os Cowboys a garantir a melhor campanha da NFC, com 13 vitórias e três derrotas. Aliás, Prescott é um dos favoritos ao prêmio. Calouro sensação da temporada, jogou na ausência de Tony Romo e ainda sentou o veterano no banco, após seu retorno. Venceu 13 jogos, igualando a marca de Big Ben, dos Steelers, como a melhor de um calouro.

 

Outro que era bem cotado vem de Oakland. Derek Carr, comandou os Raiders na sua volta aos palyoffs, mas com a lesão que o tirou da temporada e a queda de ânimo da equipe, dificilmente levará o prêmio. Correm por fora Odell Beckham Jr (Giants), Le’Veon Bell (Steelers) e Matthew Stafford (Lions).

E QUEM SE DARÁ MELHOR NOS PLAYOFFS?

Confrontos dos playoffs da NFL. FOTO: NFL
Confrontos dos playoffs da NFL. FOTO: NFL

E agora é hora de analisar as possibilidades dos playoffs. É muito difícil imaginar que os Patriots não vençam a AFC. Talvez o único time que possa, num dia muito inspirado impedir o título dos Pats, seja o Kansas City Chiefs. Mas o time de Cairo Santos terá que jogar muito para fazer isso. Os Raiders sem Carr e com a imensidão de contusos, deve ser presa fácil para os Texans. Mas o time do Texas não deve quebrar a escrita e ser a primeira equipe a decidir o SuperBowl em casa – seu estádio será o palco do evento nesta temporada. Steelers e Dolphins devem fazer um bom jogo, com favoritismo para o time de Pittsburgh, que talvez dê trabalho.

Do lado da NFC, mesmo com as melhores campanhas, Cowboys e Falcons não são favoritos absolutos. Com a arrancada final os Packers chegam fortes e farão um grande duelo contra os Giants, que curiosamente, venceram o Superbowl nas duas últimas vezes que chegaram aos playoffs. Antes que a empolgação tome conta, é bom lembrar que, pelo histórico recente do time, ou ele vence o SuperBowl ou cai na primeira rodada. E jogando contra o time de Green Bay e Aaron Rodgers “in fire” isso não seria supreendente. Seahawks e Lions são os que correm por fora na NFC, mas farão um belo jogo na primeira rodada. Mas é importante dizer que o Seattle dificilmente perde em casa e o time de Detroit vem em queda. A briga desta conferência, com certeza mais equilibrada.

E você? O que acha dos playoffs?

Previous post

2016: UM DAQUELES ANOS DIFÍCEIS DE EXPLICAR

Next post

RALLY DAKAR: A MAIOR AVENTURA DO MUNDO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *