Home»Fórmula 1»GP DA CHINA DE FÓRMULA 1

GP DA CHINA DE FÓRMULA 1

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O Grande Prêmio da China faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 2004. De lá pra cá esteve sempre presente no calendário da principal categoria do automobilismo mundial.

O circuito da corrida

Vista aérea do circuito de Xangai onde se realiza desde 2004 o GP da China. FOTO: www.6post.com

Para a prova, é utilizado o Circuito Internacional de Xangai localizado na cidade de mesmo nome. A pista chinesa foi desenhada por Hermann Tilke e, por isso, se assemelha muito a outros circuitos desenhados pelo alemão (como os circuitos de Sepang, Sakir, Marina Bay, Yas Marina, entre outros).

Detalhe da sequência de curvas logo após a reta dos boxes do Circuito de Xangai. FOTO: www.gph.at.

O que significa que o circuito chinês possui longas retas e 16 curvas, em sua maioria lentas, ao longo dos seus 5451 metros, as quais os pilotos deverão fazê-lo, em situações normais, por 56 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa chinesa da Fórmula 1.

A reta oposta da pista de Xangai é a maior reta dos circuitos atuais da Fórmula 1, com incríveis 1170 metros de comprimento.

O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

Circuito de Xangai onde se realiza o GP da China, desde 2004. Fonte: ra-gmr.blogspot.com.br

Dados históricos

Foram realizadas até agora, 13 edições do GP da China desde 2004. De lá pra cá, 8 pilotos diferentes venceram a prova. O brasileiro Rubens Barrichello foi o primeiro vencedor, em 2004. No entanto, o inglês Lewis Hamilton é o piloto que até agora mais venceu em Xangai com 4 vitórias, seguido por Fernando Alonso e Nico Rosberg, com 2 vitórias cada.

Por equipes, quem mais venceu até agora foram a Ferrari e a Mercedes com 4 vitórias cada.

A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel pela Red Bull em 2011, com o tempo de 1min 33s 706. Já a volta mais rápida foi feita por Michael Schumacher em 2004, pela Ferrari, com o tempo de 1min 32s 238.

Previous post

HAMILTON 900

Next post

JOGADAS DA SEMANA | Champions, estaduais e golaço na Romênia

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *