Home»Fórmula 1»GP DA AUSTRÁLIA DE FÓRMULA 1

GP DA AUSTRÁLIA DE FÓRMULA 1

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O Grande Prêmio da Austrália faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1985. De lá pra cá esteve sempre presente na principal categoria do automobilismo mundial. Sofreu alterações, mudou de sede, mas se consolidou como uma das provas mais tradicionais da F1.

O circuito da corrida

A corrida é realizada no Circuito de Albert Park localizado em Melbourne que corresponde a trechos de estrada de trânsito regular próximas a um lago que fica dentro do parque. Elas são fechadas e recebem arquibancadas durante o final de semana da Fórmula 1.

Vista aérea Albert Park
Vista aérea do circuito temporário de Albert Park onde se realiza desde 1996 o GP da Austrália. FOTO: f1-grandprix.com.

Uma coisa que chama muita atenção na corrida australiana é o alto índice de abandono de pilotos durante sua realização. Muito se deve ao fato de que na primeira etapa é realizada ainda sem pleno conhecimento dos carros, o que ocasiona muitos imprevistos e quebras durante a mesma.

Imagem da reta dos boxes do Circuito de Albert Park. FOTO: www.f1fanatic.co.uk.

Apesar do jeitão de circuito de rua e de não ser muito fácil ultrapassar por lá, Albert Park tem uma pista interessante e rápida. Composta por retas e 16 curvas, ora rápidas, ora mais lentas, que se distribuem ao longo dos seus 5303 metros, o circuito tem um traçado que os pilotos completam, em situações normais, por 58 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa australiana da Fórmula 1. O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.

Traçado Melbourne
Circuito de Albert Park onde se realiza o GP da Austrália, desde 1996. FOTO: commons.wikimedia.org.

A chuva, apesar de já ter ocorrido algumas vezes, não costuma ser presença muito comum nesta corrida.

Dados históricos

Foram realizadas até agora 33 edições do GP da Austrália desde 1985. Ao todo, 19 pilotos diferentes venceram por lá. Entre o primeiro ano de disputa e 1995, foi utilizado para a prova um circuito de rua construído na cidade de Adelaide. De 1996 pra cá, a corrida sempre aconteceu em Albert Park em Melbourne.

O primeiro vencedor de um GP da Austrália foi o finlandês Keke Rosberg. Em Melbourne o primeiro vencedor foi o inglês Damon Hill. O maior vencedor de GP’s da Austrália, e também em Melboune é o alemão Michael Schumacher, com 4 vitórias, seguido pelo inglês Jenson Button, com 3 vitórias.

Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren, com 11 vitórias (6 em Melbourne) seguida pela Ferrari, com 8 vitórias (também 7 em Melbourne).

A pole mais rápida até hoje foi feita por Lewis Hamilton, pela Mercedes em 2017, com o tempo de 1min 22s 118 (com os carros com motores V6 turbo). Já a volta mais rápida pertence a Michael Schumacher, pela Ferrari em 2004, com o tempo de 1min 24s 125 (com os carros com motores V10).

Previous post

O LENDÁRIO MESSI E OS MAIORES GOLEADORES DOS GRANDES DA EUROPA

Next post

COPA DO BRASIL | Grandes momentos da Torre de Babel do futebol brasileiro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *