Home»Esportes Americanos»SUPERBOWL 50 – BRONCOS X PANTHERS E O DUELO ENTRE O TRADICIONAL E A VANGUARDA

SUPERBOWL 50 – BRONCOS X PANTHERS E O DUELO ENTRE O TRADICIONAL E A VANGUARDA

0
Shares
Pinterest WhatsApp

superbowl50

Dia 7 de Fevereiro de 2016 marcará o domingo de mais um Carnaval em terras tupiniquins. Isso para os boçais, já que neste mesmo dia 7, em que milhões estarão nas ruas brasileiras foliando, outros milhões de seres humanos espalhados por todo o planeta estarão ligados em sinais de TV reproduzidos diretamente do Levi’s Stadium, em San Francisco na Califórnia, onde ocorrerá o maior evento esportivo do mundo. Nada mais nada menos que o Super Bowl 50.

A partida começará às 21:00 (horário de Brasília) e terá transmissão da ESPN e do Esporte Interativo para todo o Brasil.

A final histórica, que marca a primeira grande era do Super Bowl, o Carolina Panthers, campeão da Conferência Nacional, irá encarar o Denver Broncos, campeão da Conferência Americana.

Grande duelo de QBs na decisão
Grande duelo de QBs na decisão

A partida marcará o encontro de duas gerações de quarterbacks, protagonizadas pela versatilidade e jovialidade de Cam Newton, pelos Panthers, e pela qualidade técnica, experiência e inteligência do mito Peyton Manning, pelos Broncos.

É inevitável não falar dos dois grandes nomes do jogo, tendo em vista a disparidade de idades, de estilo de jogo que conflitam como o passado e o futuro da posição, além de ser a primeira vez na história que duas primeiras escolhas de Draft se enfrentam na grande final.

Peyton Manning e o seu estilo clássico que o elevou ao patamar de mito.
Peyton Manning e o seu estilo clássico que o elevou ao patamar de mito.

Peyton Manning tem uma grade carreira em sua vida no Futebol Americano, desde o High School já era tratado como um dos maiores prospects do esporte, além de ser parte de uma família de quaterbacks. Escolhido pelos Colts em 1998, Manning representa o estilo tradicional do quaterback, o “Pocket Passer”. Este estilo refere-se ao quaterback que não tem grande mobilidade, que fica protegido pela linha ofensiva e lança passes para os recebedores. Manning construiu a sua vitoriosa carreira assim, e terá a chance de vencer o seu segundo Super Bowl, já que perdeu os dois últimos em que participou, mesmo tendo a pior temporada de sua carreira.

Cam Newton começou a sua carreira em 2011, ao ser escolhido pelo Carolina

Newton e o futuro da posição de QB. Passes, força e corridas.
Newton e o futuro da posição de QB. Passes, força e corridas.

Panthers após vencer o Heisman Trophy (prêmio ao melhor jogador universitário) e vencer o título nacional universitário com o Auburn Tigers e agora tenta o primeiro título do Super Bowl de sua carreira e da sua equipe. Newton nem de longe é somente um Pocket Passer, apesar de lançar a bola muito bem, Newton utiliza-se do seu porte avantajado aliado à sua velocidade para conseguir corridas preciosas, o que ajuda o seu ataque já que a defesa nunca sabe se ele correrá, lançará ou fará uma trick play enganando a todos. Como ele mesmo disse em uma entrevista nessa semana pré jogo, as defesas não conseguiram encontrar uma reposta para o seu ataque, devido à essa grande diversidade de opções que eles possuem. Não nos assusta que os Panthers tiveram o melhor ataque da NFL.

Enquanto a defesa nunca espera uma corrida de Manning, eles podem esperar de tudo um pouco a cada snap ofensivo tendo Newton como quaterback.

Por outro lado, as duas equipes tem defesas espetaculares. Os Broncos só chegaram tão longe devido ao seu sistema defensivo, o melhor da NFL em toda a temporada. Já a defesa dos Panthers se caracteriza pela sua agressividade na linha de scrimage, atacando o quaterback adversário e forçando muitos turnovers.

Na minha humilde opinião, o ponto chave do jogo será o duelo ataque dos Panthers x Defesa dos Broncos. Simplesmente o melhor ataque contra a melhor defesa.

Peyton Manning teve a sua pior temporada na carreira, porém conseguiu dois passes para Touchdown contra os Patriots na final da AFC. Fez o seu trabalho e contou com o apoio total da defesa. Os Broncos terão suas chances no ataque, já que a linha ofensiva tem feito grande trabalho protegendo Manning e dando oportunidades para que ele complete passes, além de abrir espaços para o jogo corrido.

Por outro lado, o ataque dos Panthers é uma ameaça aterrorizante, pois a defesa não pode se utilizar do esquema Blitz, pois pode ser enganada por um lançamento rápido de Newton para algum recebedor. A defesa não pode cobrir o fundo do campo, pois o jogo corrido dos Panthers, um dos mais versáteis que eu já vi na vida, poderá ganhar jardas e mais jardas passando pela linha defensiva.

Portanto, o duelo entre o ataque dos Panthers x a Defesa dos Broncos será o ponto que decidirá o jogo. Se a melhor defesa da NFL reduzir as chances de Newton, os Broncos terão a chance de vencer o jogo.

Uma boa chance dos Broncos seria parar o ímpeto ofensivo dos Panthers, colocando Newton e os seus comparsas na sideline, e aproveitar o ataque em campo e conseguir longas campanhas, correndo com a bola, principalmente, e fazer o relógio correr tendo o seu ataque em campo, evitando o perigo do ataque dos Panthers mantendo-os fora de jogo. Para isso, a linha ofensiva terá de estar em perfeita sintonia e fazer um grande trabalho.

Já os Panthers terão grandes chances se pressionarem Manning, evitando que ele trabalhe com tempo suficiente no pocket, e com o seu ataque em campo utilizar-se do máximo de jogadas possíveis do seu playbook, para que assim eles consigam confundir cada vez mais a defesa adversária sem que eles encontrem respostas para a versatilidade ofensiva do time da Carolina do Sul.

Sem dúvidas, veremos um grande jogo. Duas gerações degladiando pelo título e a consagração do estilo clássico ou de vanguarda entre quaterbacks. Duas defesas espetaculares, que podem ser as grandes responsáveis pelo título.

 

Previous post

JOGADAS DA SEMANA | SIGAM O LÍDER E OS GOLAÇOS DE VARDY

Next post

COM DEFESA IMPECÁVEL, BRONCOS CONQUISTAM O SUPER BOWL 50

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *