Home»Fórmula 1»HAMILTON VENCE O TUMULTUADO GP DO BRASIL E ADIA DECISÃO PARA ABU DHABI

HAMILTON VENCE O TUMULTUADO GP DO BRASIL E ADIA DECISÃO PARA ABU DHABI

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Em uma corrida demorada – marcada pela chuva, várias rodagens, interrupções (com direito a vários Safety Cars e duas bandeiras vermelhas) e show do terceiro colocado Max Verstappen (Red Bull) – Lewis Hamilton (Mercedes) venceu pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil e adiou a decisão do título do Mundial de Pilotos de 2016 para a última corrida do ano em Abu Dhabi. De quebra, Hamilton se tornou isoladamente o segundo maior vencedor de corridas na Fórmula 1, ficando agora atrás somente de Michael Schumacher, dono da atual marca.

Mesmo assim a situação do líder e segundo colocado da prova Nico Rosberg (Mercedes) ainda é muito favorável. Para conquistar seu primeiro caneco, basta que ele seja, pelo menos, terceiro lugar na próxima corrida. Para Hamilton, é vencer e torcer para que Rosberg fique, no máximo, em 4º lugar, para que o inglês conquiste o 4º caneco.

Destaque para os pilotos brasileiros. Felipe Massa (Williams) não conseguiu terminar a corrida após uma batida. Mas o brasileiro protagonizou um momento emocionante após sair da corrida com todos no autódromo (inclusive com uma entrevista emocionada, que você vê abaixo). Já Felipe Nasr brilhou nas condições adversas da corrida. Chegou a estar em 6º lugar, mas sofreu algumas ultrapassagens. Mesmo assim, ele conseguiu terminar a corrida em 9º lugar, somando os dois primeiros pontos da Sauber na temporada e tirando o time suíço da lanterna do Mundial de Construtores.

 

 

A última etapa da temporada será o GP de Abu Dhabi no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, no dia 27 de novembro às 11 horas da manhã, horário de Brasília.

A corrida

LARGADA – A direção de prova bem que tentou. Chegou a adiar a largada em 10 minutos para ver se as condições melhoravam a ponto de permitir a largada tradicional no grid. Mas não deu. Com isso, a largada foi dada sob safety car.

Largada do GP do Brasil. FOTO: formula1.com
Largada do GP do Brasil. FOTO: formula1.com

7/71 Por causa da pista traiçoeira, o safety car ficou sete voltas na pista até ser autorizada a largada.

8/71 – Depois de sete voltas sob safety car, finalmente foi dada a bandeira verde. Hamilton manteve a pole, seguido de Rosberg. Verstappen passou Raikkonen na primeira volta. Massa ganhou a posição de Gutiérrez e subiu para 11º. No entanto, o brasileiro efetuou a ultrapassagem antes da linha de liberação do safety car e por isso foi punido com o acréscimo em 5s. Mais atrás, Nasr passou Ericsson e subiu para 20º.

9/71 – Logo na primeira volta valendo, Magnussen foi para os boxes trocar os pneus de chuva extrema para os intermediários.

10/71 – Na volta seguinte, Massa, Alonso, Bottas, Button, Magnussen, Vettel, Kvyat, Palmer e Ericsson seguiram a escolha do dinamarquês.

11/71 – De pneus intermediários, Vettel rodou na subida do café e ficou na contramão da pista. O alemão deu sorte de não bater no muro, nem ser atingido e conseguiu se manter na prova.

13/71 – Pouco depois, a pista molhada fez mais uma vítima. Ericsson aquaplanou na subida da reta, bateu no muro de fora e cruzou a pista até parar na entrada do pitlane. Verstappen vinha logo atrás para entrar nos boxes para colocar intermediários e por pouco não atingiu o carro do sueco. Ricciardo foi outro que aproveitou para entrar para trocar pneus. No entanto, o box já estava fechado e ele foi punido com o acréscimo de 5s.

14/71 – Por causa do acidente, o safety car precisou ser acionado. Neste momento, Hamilton era o líder, seguido de Rosberg, Raikkonen, Verstappen (já de pneus intermediários) e Hulkenberg. Nasr era o oitavo, e Massa aparecia em 16º.

20/71 – Foram seis voltas até a bandeira verde. Na relargada, o terceiro colocado Raikkonen, mesmo com pneus de chuva extrema, perdeu o controle do carro na subida da reta principal e bateu no muro, cruzando perigosamente a pista na frente do pelotão que vinha atrás.

Batida de Kimi Raikkonen foi muito perigosa, mas não teve consequências sérias. FOTO: formula1.com
Batida de Kimi Raikkonen foi muito perigosa, mas não teve consequências sérias. FOTO: formula1.com

21/71 – A batida de Raikkonen forçou a direção de prova a paralisar a corrida sob bandeira vermelha. Com a interrupção da corrida, os pilotos retornaram aos boxes e deixaram seus carros. Trocas de pneus foram permitidas. A classificação era a seguinte: Hamilton em primeiro, acompanhado de Rosberg e Verstappen. Hulkenberg e Pérez completavam o top 5. Sainz era o sexto e Nasr, que não havia trocado pneus ainda, aparecia em sétimo. Já de pneus intermediários, Ricciardo era o nono, seguido por Ocon e Wehrlein. Massa, também já com um pit stop, era o 16º.

22/71 – A corrida ficou paralisada por 35 minutos, até os pilotos serem autorizados a voltar para a pista, atrás do safety car novamente.

24/71 – Quarto colocado, Nico Hulkenberg sofreu um furo de pneu e precisou ir para os boxes, voltando apenas na 15ª colocação.

25/71 – Mesmo sob safety car, a pista continuava traiçoeira. Por causa do spray levantado pelos carros na reta, Palmer acabou não vendo a STR de Kvyat e se enroscou com o carro do russo, sendo mais um a parar. Kvyat, ao menos, foi para os boxes e conseguiu prosseguir na prova.

28/71 – As condições não melhoravam e a direção de prova decidiu, mais uma vez, paralisar a corrida com bandeira vermelha.

29/71 – Depois de mais 27 minutos de paralisação, os pilotos voltaram para a pista, novamente atrás do carro de segurança. A direção de prova ordenou todos os piloto a usarem pneus de chuva extrema.

32/71 – Após três voltas com o safety car na pista, a bandeira verde foi dada novamente. Hamilton se posicionou bem e manteve a liderança. Já Rosberg foi surpreendido por um abusado Verstappen, que executou uma bela ultrapassagem por fora na Curva do Sol.

33/71 – Em 16º, Massa tentou um “pulo do gato”. Foi para os boxes e colocou pneus intermediários. Ele aproveitou para pagar os 5 segundos de penalização pelo incidente na largada.

39/71  À caça do líder Hamilton, Verstappen rodou ao tocar na linha branca na subida da reta. No entanto, o holandês mostrou muita habilidade para recuperar o controle do carro e não bater no muro. Além disso, o piloto da RBR conseguiu se manter na frente de Rosberg, já que tinha aberto distância suficiente. Melhor para Hamilton, que abriu 6s de vantagem na ponta.

40 a 43/71 – Ricciardo e Verstappen foram para os boxes e trocaram os pneus de chuva extrema pelos compostos intermediários. Com isso, Rosberg reassumiu a segunda colocação.

45/71 – Voltas depois, Rosberg levou um grande susto. Ele viu a traseira escapar na subida da reta, mas conseguiu retomar o controle de sua Mercedes e evitou a rodada.

48/71 – E o último GP de Felipe Massa no Brasil acabou com uma batida. Na pista molhada, o brasileiro chegou a balançar na Curva do Lago e depois perdeu o controle na subida da reta, batendo no muro na parte de dentro. O safety car precisou ser acionado novamente. Verstappen e Ricciardo aproveitaram para colocar novamente os pneus de chuva extrema.

Felipe Massa se despede de forma emocionante com a torcida brasileira. FOTO: formula1.com
Felipe Massa se despede de forma emocionante com a torcida brasileira. FOTO: formula1.com

55/71 – A terceira relargada da corrida foi dada sete voltas depois. Hamilton, mais uma vez administrou bem a liderança. E dessa vez, Rosberg não foi surpreendido por ninguém, mantendo-se em segundo. Pérez era o terceiro, seguido por Sainz e Vettel. Nasr aparecia em um expressivo sexto lugar.

60  a 64/71 – Em 11º na relargada, Verstappen deu início a um show particular. Em poucas voltas, passou Bottas, Ocon e Nasr. Sobrou até para seu companheiro Ricciardo, que também ficou para trás. Com isso, o holandês subiu para sexto.

Max Verstappen propiciou um verdadeiro show e foi premiado com o terceiro lugar. FOTO: formula1.com
Max Verstappen propiciou um verdadeiro show e foi premiado com o terceiro lugar. FOTO: formula1.com

67/71 – A vítima seguinte de Verstappen foi Vettel. O holandês colou na traseira da Ferrari, não deu paz ao alemão até ganhar a posição. O tetracampeão foi parar fora da pista e reclamou do piloto da RBR. Na mesma volta, engoliu a STR de Pérez e subiu para quarto.

70/71 – O show prosseguia. Na penúltima volta, Max mostrou mais uma vez seu talento ao realizar uma ultrapassagem difícil e primorosa sobre Pérez, para pegar o terceiro lugar do pódio.

71/71 – Hamilton levou o carro na ponta dos dedos para vencer pela primeira vez no Brasil. Rosberg terminou em segundo, dez segundos atrás do britânico. Verstappen completou o pódio. Pérez, Vettel, Hulkenberg, Ricciardo vieram a seguir. Nasr marcou seus primeiros pontos com o nono lugar. E Alonso completou a zona de pontuação.

Lewis Hamilton vence o GP do Brasil de 2016. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence o GP do Brasil de 2016. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP do Brasil:

resultadogpbrasil16

Volta mais rápida: Max Verstappen (HOL/Red Bull) com 1m25s305, na 67ª volta.

Classificação

classificacao-construtores-16

Previous post

GP DO BRASIL 75 | A VITÓRIA DE PACE E A 1ª DOBRADINHA BRASILEIRA NA F1

Next post

A FITA AZUL E A ÉPOCA ROMÂNTICA DO FUTEBOL BRASILEIRO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *