Home»Fórmula 1»FRANÇA 2008 | A ÚLTIMA VEZ DA F1 EM SOLO FRANCÊS

FRANÇA 2008 | A ÚLTIMA VEZ DA F1 EM SOLO FRANCÊS

0
Shares
Pinterest WhatsApp

França. Uma das corridas mais tradicionais, não só da Fórmula 1, mas da história do automobilismo volta após longos dez anos de ausência.

A história de hoje relembra o GP da França de 2008 o último realizado no território gaulês antes de seu retorno na temporada de 2018. Aliás, foi naquele GP que o brasileiro Felipe Massa liderou pela primeira vez o Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Naquela tarde de 22 de junho de 2008 a Ferrari dominava a corrida desde a largada. Kimi Raikkonen e Felipe Massa mantiveram as posições do grid e não foram ameaçados por ninguém. Enquanto isso, Fernando Alonso, terceiro, caiu para quinto ao ser ultrapassado por Jarno Trulli e Robert Kubica. O espanhol recuperou a posição do polonês no hairpin Adelaide na mesma volta.

Largada do GP da França de 2008.
Largada do GP da França de 2008. Foto: youtube.com

Mais leve, Raikkonen começou a apertar o ritmo e fazer voltas rápidas. O finlandês parou antes de Felipe Massa nos boxes e voltou à pista com uma desvantagem de 20 segundos em relação ao brasileiro. Só que Massa foi atrapalhado por Lewis Hamilton nas duas voltas antes do primeiro pit stop, o que permitiu ao finlandês abrir seis segundos quando as posições se reestabeleceram.

Enquanto isto, mais atrás, Nelsinho Piquet ia fazendo uma excelente corrida. O brasileiro estava sempre na zona de pontuação e segurou a pressão de Lewis Hamilton no início da prova de forma exemplar. Já o piloto inglês fazia uma corrida ruim, com direito a um erro bisonho. Ele, que já tinha sido punido com a perda de dez posições no grid de largada, teve de fazer um drive through após cortar a chicane Nürburgring, enquanto ultrapassava Sebastian Vettel na primeira volta. O piloto da McLaren chegou apenas na décima posição.

Nelsinho ainda foi premiado com um dos poucos erros do bicampeão mundial Fernando Alonso na corrida ganhando, no fim da mesma, a posição do companheiro de equipe, e terminando em sétimo lugar. O espanhol fechou a zona de pontuação com a oitava posição.

Nelsinho Piquet também se destacou no GP da França de 2008.
Nelsinho Piquet também se destacou no GP da França de 2008. Foto: youtube.com

Lá na frente, no segundo trecho da corrida, Raikkonen, surpreendentemente, começou a perder rendimento por causa de problemas com o escapamento de seu carro e Massa tirava um segundo por volta no momento. O brasileiro chegou e ultrapassou com facilidade o companheiro de equipe e abriu vantagem. Após a segunda parada, a distância se manteve e nem uma garoa nas voltas finais atrapalhou o primeiro triunfo de Massa na França que marcou a volta de um brasileiro na liderança do Mundial de Pilotos na Fórmula 1, f ato que não ocorria desde Ayrton Senna na temporada de 1993. Jarno Trulli, da Toyota, completou o pódio da corrida.

Pódio ao final do GP da França de 2008. Vitória de Massa, com Raikkonen em segundo e Trulli em terceiro.
Pódio ao final do GP da França de 2008. Vitória de Massa, com Raikkonen em segundo e Trulli em terceiro. Foto: youtube.com.

As últimas voltas daquela corrida mais o pódio podem ser vistos no vídeo a seguir (a bandeirada ocorre aos 4:46) com direito a uma bela atuação da “chicane ambulante” Trulli garantindo o pódio naquela corrida.

 

Previous post

STARTCAST #53 | OS ÚLTIMOS CAMPEÕES ANTES DA COPA

Next post

O ARGENTINA X INGLATERRA DE MARADONA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *