Home»História»A PRIMEIRA CORRIDA DA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO

A PRIMEIRA CORRIDA DA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Logo que os primeiros carros foram construídos, o homem pegou gosto pela velocidade e as primeiras corridas surgiram. Nada de novo, pois já haviam corridas de carroça, assim como já haviam provas com cavalos e bigas (como nos filmes sobre o Império Romano).

Mas o que importa mesmo é o dia 28 de abril de 1887, o dia em que foi realizada a primeira corrida de automóveis de que se tem notícia. Pouco material se tem dela, mas sabe-se que ela foi realizada na França, num trajeto entre a Neuilly, em Paris, e Versalhes. A corrida durou cerca de 1h14min e utilizava modelos próximos a um quadriciclo. Era um momento de experimentação motivado pelos novos modelos de automóveis movidos a gasolina, além de ser o pontapé para o começo de uma paixão.

George Bouton e Conde de Dion na primeira corrida de carros realizada. FOTO: Getty Images
George Bouton e Conde de Dion na primeira corrida de carros realizada. FOTO: Getty Images

Em 1894, foi organizada pela revista parisiense Le Petit Journal a primeira prova oficial na França, entre Paris para Rouen. Na verdade, a prova era um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho entre os veículos, que na época foi chamada de “Concours des Voitures sans Chevaux” (Competição de Carros sem Cavalos). Primeiro foi realizada uma corrida de 50km, em Paris, com 69 carros, para determinar os classificados para a corrida principal de 127 km. Só 25 se classificaram. O conde Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar em Rouen no tempo de 6 horas e 48 minutos, numa velocidade média impensável para os dias de hoje, de 19km/h. Mas como as maracutaias vem de cedo, sua vitória foi anulada, já que o seu carro continha um acessório proibido. O título da prova foi dado a Georges Lemaître, que chegou na segunda colocação.

George Lemaitre e seu Peugeot
George Lemaître, em seu Peugeot, que venceu a prova entre Paris e Rouen. FOTO: Creative Commons

Um ano mais tarde foi realizada uma prova entre Paris e Bordeaux, com um pouco mais de organização e 46 concorrentes, que percorreriam um trajeto maior, de 1178 km. Só 22 chegaram e o primeiro deles foi Émile Levassor, que adivinha: foi desclassificado. Isso aí, seu carro não obedecia as exigências da prova (e deixaram para ver isso depois do seu final). no mesmo ano, foi realizada a primeira prova oficial na América, em Chicago, no dia 2 de novembro de 1895.

Era tudo muito experimental, amador e perigoso. Tanto que depois vieram os autódromos, as regras, os equipamentos de segurança e a Federação Internacional de Automobilismo. Mas é claro: a paixão começou com esses primeiros desbravadores.

Previous post

JOGADAS DA SEMANA | PLAYOFFS DA NBA E TORNEIOS CONTINENTAIS

Next post

E A BOA E VELHA LIBERTADORES NÃO MUDA

2 Comments

  1. Fernando P. Lima
    08/04/2017 at 11:24 — Responder

    Parabéns pelo texto, muito bom e ajudou bastante a clarear algumas ideias.

    • 08/04/2017 at 11:27 — Responder

      Obrigado, Fernando. Vamos fazer mais desse tipo. 🙂

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *