Inscreva-se

 

 

Variedades

5 FILMES BIOGRÁFICOS SOBRE ESPORTES VIA MIXIDO CULTURAL

Escrito em: 04/03/2018 às 16:16   /   por   /   comentários (0)

O esporte sempre foi fonte de boas histórias para o cinema. Vários acontecimentos esportivos e histórias de atletas rendem roteiros marcantes para a telona e é nessa onda que vem o post de hoje. Convidamos Bia Melo e o Rodrigo Castro do Mixido Cultural para fazer uma lista de cinco filmes biográficos baseados em personagens ou histórias esportivas.

Invictus (2009) | Clint Eastwood

Morgan Freeman deu vida a Nelson Mandela para contar como o líder sul-africano uniu o país e superou a segregação racial usando a Copa do Mundo de Rugby de 1995 e os Springboks. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, três ao Globo de Ouro e duas aos SAG Awards.

Menina de Ouro (2004) | Clint Eastwood

Mais uma obra de Clint Eastwood. Com o Morgan Freeman, claro… Os dois interpretam dois homens que ó tem um ao outro e que tentam preparar Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), um talento do boxe, para trilhar o caminho do sucesso no mundo do esporte. Foi indicado ao Oscar em sete categorias e premiado como Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Eastwood e Swank venceram também o Globo de Ouro.

Eu, Tonya (2018) | Craig Gillespie

Margot Robbie interpreta a ex-patinadora no gelo Tonya Harding, que superou sua infância pobre para se tornar uma estrela da patinação no gelo e vice campeã mundial. Porém, sua fama chegaria mesmo quando o seu marido, Jeff Gilloly, e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante as Olimpíadas de 1994. Foram duas indicações ao Oscar e mais duas ao Globo de Ouro.

Senna (2010) | Manish Pandey

O documentário conta a trajetória do tricampeão mundial de Fórmula 1 e maior ídolo do esporte brasileiro, Ayrton Senna, desde sua ascensão no automobilismo até o trágico acidente que tirou a sua vida no GP de San Marino, em 1994.

O Homem Que Mudou o Jogo (2011) | Bennett Miller

Brad Pitt interpreta o dirigente Billy Beane, que mudou completamente a história do beisebol nos EUA, rompendo com a sabedoria convencional da MLB (Major League Basebol). Surpreendido com um corte no orçamento no Oakland Athletics, Billy e seu parceiro passaram a recrutar jogadores mais baratos, mas com potencial, baseados em estatísticas, algo impensável na época. Foram seis indicações ao Oscar e mais quatro ao Globo de Ouro.

Quer saber mais sobre cultura pop, literatura, cinema e outras artes? Confira o Mixido no Facebook, Instagram e Twitter.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Comentário
Nome E-mail Website